História da Igreja Batista do Grajaú

Em 15 de julho de 1985, o irmão Roberto Batista Cintra, membro da Primeira Igreja Batista de Juiz de Fora (PIBJF), sugeriu que fosse aberta no bairro Grajaú uma frente missionária. A sugestão foi aprovada em sessão regular e a frente utilizou a garagem do irmão Josias Vieira, na Rua Isabel Pierre Feital, nº 134, no bairro Grajaú, como sede.

O primeiro culto foi realizado no dia 19 de julho de 1985, uma quarta-feira, às 19:30horas. Neste culto estavam presentes os seguintes irmãos: Luiz Carlos, Josias Vieira, Marina Arantes Rocha, Maria Catarina Boscato, Rita de Cássia Gomes Vieira, as crianças Simone Gomes Vieira, Josilene Gomes Vieira, Charles William Arantes Rocha, Bianca Arantes Rocha e Marcelo Luiz Carlos. Além destes, três visitantes estiveram presentes. A pregação ficou a cargo do irmão Raimundo Ferreira do Nascimento da Primeira Igreja Batista de Juiz de Fora. Em sua pregação, o irmão Raimundo fez a seguinte declaração: "aqui neste lugar se acende uma luz que jamais se apagará".

Após um mês de trabalho, a congregação foi aumentando o número de irmãos participantes e a PIBJF nomeou o irmão Luiz Carlos para liderar a frente missionária. Em dezembro de 1986 o irmão Luiz Nunes se converteu a Jesus, em 1988 e 1993 ocorreram as conversões das irmãs Teodolina de Sales Soares e Aparecida Oliveira Nunes, respectivamente. Em 1990 e 1991 os irmãos José Valadão Lopes Filho e Ubirajara Panizzi de Souza iniciaram suas contribuições junto à então Congregação Batista do Grajaú. Estes registros se fazem importantes, pois por um grande período, os irmãos aqui citados foram alguns dos principais condutores da Frente Missionária Batista no Grajaú.

Em 10 de junho de 1989 foram criadas as organizações Mensageiras do Rei e Embaixadores do Rei. Em janeiro de 1992 deu-se início a União Feminina Missionária e a União de Jovens e Adolescentes.

Na Assembléia Geral Ordinária de janeiro de 1993 ficou aprovada a compra de um terreno para construção do templo da Igreja Batista de Grajaú, à Rua Miguel Jacob, nº 283, no  bairro Grajaú, local onde até hoje é a sede da igreja. Em março de 1994 foi formada uma comissão da igreja, que convidou o seminarista Carlos Alberto Teixeira Torres, membro da PIBJF para liderar a Congregação, o qual no mês seguinte assumiu efetivamente os trabalhos da obra do Senhor. Ainda em abril de 1994, ocorreu um culto de lançamento da Pedra fundamental para construção do templo, com a pregação do Pr. Romilton Garcia Brasil. Já no mês seguinte (maio de 1994) o então seminarista Carlos Alberto Teixeira Torres convocou a congregação para o primeiro multirão de construção do templo. Em julho do mesmo ano, recebemos a visita dos irmãos americanos da Cruzada Jesus Hoje e Sempre, que liderados pelo Pr. Michael Helton da Igreja Batista de Midways Texas, nos abençoou com uma oferta de 7 mil dólares, que foi utilizada, integralmente, para a conclusão das obras do templo.

Com a graça de Deus, nos organizamos como Igreja Batista do Grajaú em 16 de junho de 1995, com os seguintes irmãos: Alexandre Kelmer de Barros, Andréia Guedes de Souza, Antônio Carlos Faria, Bianca Arantes Rocha, Carlos Alberto Teixeira Torres, Charles William Arantes Rocha, Claudete Mendes Bertolozo, Davi dos Santos Antunes, Denise Kremers de Barros, Edith Panizzi de Souza, Elaine Aparecida Fernandes de Oliveira, Eliseu Martins Monteiro, Eurídice de Souza Tuchtler, Hanani Fernandes Batista, Jane Araújo Siqueira, Jansen Kélis Ferreira Torres, João Bertolozo Filho, Josias Vieira, Josilene Gomes Vieira, Juliana Alves do Vale, Luiz Carlos, Luiz Nunes Pereira, Marcelo Luiz Carlos, Márcio Luiz Cabral do Rosário Carlos, Maria Aparecida de Faria Silva, Maria Aparecida Oliveira Nunes, Maria Aparecida Ramos Pereira, Maria Catarina de Oliveira Boscato, Maria Cecília Ayala Brandão, Maria do Rosário Carlos, Maria Nuna Gatti Neto, Marina Arantes Rocha, Moisés Machado Leite, Nívea Florenzano do Nascimento, Olinda Ferreira Torres, Oswaldo Ayala Brandão, Patrícia Gatti Bertolozo, Pedro Paulo Moreira D'arc, Rita de Cássia Gomes Vieira, Shirley Araújo Siqueira, Simone Gomes Vieira, Teodolina de Sales Soares, Ubirajara Panizzi de Souza, Vânia Ferreira Torres, Verônica de Oliveira Boscato, Vilmar de Oliveira e Wildiney Mendes Bertolozo. Esses são os 47 irmãos que marcaram o início de uma vibrante e impactante Igreja de Jesus Cristo.

Outras datas importantes:

- Dia 24 de março de 1996, ocorreu o primeiro batismo da IBG.

- O Pr. Carlos Alberto Teixeira Torres foi o líder espiritual da IBG até o ano de 2004.

- Em 29 de janeiro de 2005, o Pr. Dálvio de Oliveira assumiu os trabalhos da Igreja Batista do Grajaú, onde permaneceu até início de 2007.

- No dia 02 de junho de 2007, o Pr. César Augusto de Oliveira Nascimento assumiu o ministério pastoral da igreja e conduziu a igreja, dentro dos planos do Senhor até 30 de setembro de 2013.

A partir de 11 de janeiro de 2014, o Pr. Ivan Luís Ventura Dutra assumiu como presidente e líder da igreja e vem conduzindo os trabalhos, sempre orientado por Deus e dentro dos ensinamentos bíblicos.

Ao longo de todos estes anos, a Igreja Batista do Grajaú conserva uma forte característica de acolhimento aos irmãos, trazendo, dessa forma, a Palavra de Deus a todos aqueles que necessitam de um conforto e apresentando o plano de salvação, por meio de Jesus Cristo, a toda a comunidade e região.

Declaração Doutrinária

Princípios Batistas