O Espírito Santo e o Natal

30/11/2018 22:24

Que o mundo nada sabe sobre o significado do Natal, pode-se perceber claramente pelas mensagens e votos que recebemos e pelas entrevistas e comentários que vemos e ouvimos através da mídia. Para a maioria das pessoas, Natal é Papai Noel, presentes, comidas e bebidas, reunião em família, roupas, e o que mais? Tudo, menos Jesus. No máximo, fala-se em paz, esperança como conquistas humanas, mas nada sobre aquele que veio ao mundo trazer nova vida, paz interior e esperança eterna.

Sem Jesus, realmente, não há paz, nem esperança em nenhum sentido para o ser humano, individualmente, ou para o mundo. Nestes tempos de pós-modernidade, de imperialismo do dinheiro, de falência dos valores sociais, inclusive do conceito de família, de deterioração moral, nestes tempos de indefinição e confusão religiosa, o mundo precisa de Jesus. Tragicamente, porém, o mundo não quer Jesus porque Jesus significa o resgate dos valores espirituais, a transformação interior pelo arrependimento e o perdão gerados pela atuação do Espírito de Deus. O Espírito do Natal é o Espírito de Jesus. Foi o Espírito Santo que transformou o caos em ordem, pelo poder da Palavra de Deus. “O Espírito de Deus pairava sobre as águas; e disse Deus: haja luz, e houve luz” (Gn 1:1-2). Foi o Espírito Santo que inspirou todos os profetas que anunciaram a vinda do Salvador ao mundo.

Foi o Espírito Santo que operou o milagre da encarnação do Verbo eterno no ventre virgem de Maria: “Virá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra” (Lucas 1.35), disse Gabriel à virgem de Nazaré. Foi o Espírito Santo que ungiu Jesus com o poder de encarnar as profecias como o Messias de Deus: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar o Evangelho aos pobres; enviou-me para proclamar liberdade aos cativos e restauração de vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos” (Is 61.1). Foi o Espírito Santo que deu à Igreja o poder para proclamar Cristo: “Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas” (At 1.8). É o Espírito Santo que gera no ser humano uma nova criatura, um novo ser com as características do Reino de Deus: “Se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3.5). É o Espírito Santo que nos dá o discernimento espiritual da verdade revelada em Cristo: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não podem entendê-las porque elas se discernem espiritualmente” (I Co 2.14).

O homem natural não pode entender o verdadeiro espírito do Natal porque esse entendimento é espiritual, só pode ser obtido pela atuação do Espírito Santo. O Natal não é apenas vida. É vida eterna. Não é apenas paz. É paz com Deus. Não é apenas alegria. É alegria no Espírito Santo. O Natal é Jesus. O Natal é eterno porque Jesus é eterno. Não se pode esperar que o mundo entenda o espírito do Natal porque o mundo não está no Espírito de Jesus. Os salvos, porém, os nascidos de novo, têm e precisam demonstrar o verdadeiro espírito do Natal. Feliz Natal com Jesus. Feliz Natal em Jesus. Feliz Natal no Espírito de Jesus.

FONTE: PORTAL BATISTA/ ARTIGOS